A JORNADA DO PROGRAMA DESPERTAR: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA COM BASE NA INDISSOCIABILIDADE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO

Shana Sabbado Flores, Renato Koch Colomby, Carine Popiolek, Alexsandro Cristovão Bonatto

Resumo


O objetivo do artigo é refletir sobre uma experiência prática de educação empreendedora com intuito de promover trocas e insights aos profissionais e entusiastas da temática. Para isso, como método, faz-se uso de um estudo de caso em uma abordagem qualitativa tendo como coleta de dados a observação participante e a análise documental. O caso escolhido por acessibilidade e de forma intencional é o Programa Despertar realizado desde 2016 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Entre os principais resultados, pode-se aferir que o Programa Despertar através de seus diferentes projetos têm contribuído para o fortalecimento da educação empreendedora no campus em que atua e no IFRS como um todo. Afinal, entre as contribuições sociais do Programa está o despertar das competências empreendedoras dos participantes nas suas mais diversas possibilidades de atuação. Além disso, o programa tem recebido importantes destaques institucionais pela relevância acadêmica ao conseguir abarcar projetos unívocos que se caracterizam pela indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. O artigo inova em apresentar o projeto através da jornada do empreendedor. Conclui-se assim que a educação empreendedora, através de diferentes esforços tem se consolidado no IFRS e, cada vez mais, tem sido evidenciada como um objetivo a ser continuamente trabalhado, revisitado e disseminado em outras instituições. Espera-se, assim, que esse artigo também possa servir de inspiração para novas práticas de educação empreendedora e de avanços teóricos e metodológicos relacionados ao tema em debate.


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